Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sobre

Dados do curso

Curso: Bacharelado em Matemática

Diplomação: Bacharel/Bacharela em Matemática

Carga horária total do curso: 2.808 horas

Tempo previsto para integralização: 4 anos letivos, podendo ser reduzido em função do desempenho do aluno e do regime de matrículas da UFABC.

Tempo máximo para integralização: 8 anos letivos, de acordo com a Resolução ConsEPE nº 166, de 8 de outubro de 2013.

Estágio: Não há estágio obrigatório

Turno de oferta: Matutino e Noturno

Número de vagas por turno: 25

Campus de oferta: Santo André

Atos legais: Reconhecimento do curso: Portaria nº 211, de 22 de junho de 2016, publicada no DOU em 23 de junho de 2016.

O curso

A oferta do curso de Bacharelado em Matemática, prevista no Projeto Pedagógico da UFABC, insere-se no planejamento global da instituição, que tem dentre seus objetivos tornar-se um polo produtor de conhecimento de nível nacional e internacional, tanto no âmbito das ciências, como no da cultura e das artes.

O curso, oferecido no Campus Santo André, tem duração prevista de 4 anos letivos e dispõe de 50 vagas anuais, divididas igualmente nos turnos matutino e noturno.

Para serem admitidos no Bacharelado em Matemática, os estudantes devem estar cursando ou já ter cursado o Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T). O BC&T é um dos cursos de ingresso na UFABC e sua estrutura baseia-se em um sistema de créditos que permite diferentes organizações curriculares, conforme os interesses dos alunos.

É importante ressaltar que, além de garantir aos egressos uma sólida e abrangente formação em Matemática por meio de suas disciplinas obrigatórias e de opção limitada, o curso se compromete com atividades complementares à formação, tais como monitoria acadêmica, iniciação científica e atividades extencionistas.

Formas de acesso ao curso

O ingresso na UFABC ocorre, inicialmente, em um dos Bacharelados Interdisciplinares (Ciência e Tecnologia ou Ciências e Humanidades). O processo seletivo para acesso aos Bacharelados Interdisciplinares da UFABC é realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), e baseia-se exclusivamente no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O ingresso nos cursos de formação específica é normatizado pela Resolução ConsEP nº 31, de 1 de julho de 2009. Atendidos os critérios estabelecidos nas normativas que regulamentam o acesso aos cursos de formação específica, o aluno do BC&T poderá pleitear acesso ao curso de Bacharelado em Matemática.

De acordo com o Art. 49 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, existe a possibilidade de transferência, facultativa ou obrigatória, de alunos de outras Instituições de Ensino Superior para a UFABC. O primeiro caso está regulamentado pela Resolução ConsEPE nº 174, de 24 de abril de 2014, e é condicionado à existência de vagas e aprovação em processo seletivo, regulado por meio de edital próprio. O segundo, por sua vez, trata de transferências ex officio previstas em normas específicas (Art. 99 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, parágrafo único do Art. 49 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, regulamentada pela Lei nº 9.536, de 11 de dezembro de 1997 e Resolução ConsEP nº 10, de 22 de abril de 2008).

Perfil do curso

A organização pedagógico-curricular do curso de Bacharelado em Matemática da UFABC é orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura, integrantes do Parecer CNE/CES 1.302, de 6 de novembro de 2001 e da Resolução CNE/CES nº 3, de 18 de fevereiro de 2003 e, também, pelo Projeto Pedagógico da UFABC.

Tendo em vista o caráter interdisciplinar do Projeto Pedagógico da UFABC, um dos propósitos do curso é possibilitar não apenas uma formação sólida nas diferentes áreas da Matemática, mas também promover a sua integração com outras áreas do conhecimento.

Em sua base está o BC&T, o que constitui um diferencial na formação do Bacharel em Matemática da UFABC. Por meio do BC&T, os estudantes adquirem uma formação diversificada em ciências naturais e exatas, sem descuidar dos aspectos humanos e sociais envolvidos no trabalho com ciência e tecnologia.

Como é usual, o curso de Bacharelado em Matemática qualifica seus graduados para a pós-graduação, visando à pesquisa e à docência no ensino superior. Contudo, as habilidades e competências adquiridas ao longo da formação do matemático, tais como o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas, fazem do mesmo um profissional capaz de ocupar posições no mercado de trabalho também fora do ambiente acadêmico.

Por fim, é importante mencionar que a região do Grande ABC apresenta uma quantidade escassa de cursos de Bacharelado de Matemática. Assim, o curso de Bacharelado em Matemática da UFABC visa preencher um espaço importante na formação de profissionais qualificados na região, atendendo à demanda das áreas em que o raciocínio abstrato é uma ferramenta indispensável.

Objetivos

O curso de Bacharelado em Matemática da UFABC tem como objetivo formar profissionais com sólida formação básica, profissional e social, preparados para atuar tanto no ambiente acadêmico quanto no mercado de trabalho, em setores da indústria e serviços.

O Bacharelado em Matemática da UFABC tem como objetivos específicos:

  • Fornecer ao egresso uma sólida e abrangente formação em Matemática;
  • Capacitar o aluno a aplicar os conhecimentos matemáticos na modelagem e resolução de problemas;
  • Dar ao aluno uma visão histórica e crítica da Matemática;
  • Desenvolver no aluno uma atitude investigativa;
  • Fornecer ao egresso a capacidade de atualização continuada por meio de pesquisa bibliográfica e do uso de recursos computacionais, como a Internet;
  • Promover uma postura ética e socialmente comprometida com seu papel no avanço científico, tecnológico e social do País.

Perfil do egresso

O perfil paradigmático do Bacharel em Matemática é o de ocupar-se com pesquisa básica ou aplicada em universidades e centros de pesquisa. Este é, com certeza, o campo de atuação mais bem definido e o que tradicionalmente tem representado o perfil profissional idealizado na maior parte dos cursos de Bacharelado em Matemática. Contudo, a formação do Bacharel em Matemática deve considerar tanto as perspectivas tradicionais de atuação quanto as demandas emergentes nas últimas décadas. Em uma sociedade em rápida transformação, novos campos de atuação e funções sociais afrontam os padrões profissionais anteriores.

O desafio, então, é propor uma formação ampla e flexível, que desenvolva habilidades e competências necessárias às expectativas atuais e adequadas a diferentes perspectivas de atuação futura. Assim, o perfil desejado do Bacharel em Matemática é o de um profissional com sólida formação, portador da atitude científica ética, preparado para enfrentar novos desafios e buscar soluções com iniciativa e criatividade.

O Bacharel em Matemática da UFABC adquire uma formação sólida nas áreas fundamentais da Matemática (Álgebra, Análise, Geometria/Topologia e Probabilidade) e também em áreas mais específicas. Além disso, por adquirir prévia ou concomitantemente o grau de Bacharel em Ciência e Tecnologia, o Bacharel em Matemática da UFABC possuirá uma formação básica em Ciências Naturais (Física, Química e Biologia) e em Ciências Humanas (Ciências Sociais e História da Ciência e Tecnologia). Esta formação interdisciplinar, preconizada pelo Projeto Pedagógico da UFABC, possibilitará ao egresso interagir com profissionais de diversas áreas, tanto no meio acadêmico quanto no mercado de trabalho.

A formação matemática visa não somente à aquisição de conhecimentos específicos, mas também ao desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de abstração. Dessa forma, espera-se que o Bacharel em Matemática seja capaz de sintetizar, equacionar e resolver problemas procedentes das mais diversas áreas do conhecimento. O amplo elenco de disciplinas de opção limitada possibilita ao Bacharelando em Matemática da UFABC optar por diversas linhas de especialização, sendo possível adquirir desde uma formação adequada ao prosseguimento em futuros estudos acadêmicos (como mestrado e/ou doutorado em Matemática ou áreas afins) até o desenvolvimento de um perfil profissional apropriado a postos de trabalho que requeiram conhecimentos matemáticos e/ou estatísticos.

Competências e habilidades

O currículo do curso de Bacharelado em Matemática da UFABC foi elaborado de maneira a desenvolver as seguintes competências e habilidades:

  • Capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;
  • Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;
  • Capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas;
  • Capacidade de aprender continuamente, sendo a prática profissional fonte importante de produção de conhecimento;
  • Habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise de situações-problema;
  • Estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;
  • Trabalhar na interface da Matemática com outros campos do saber.

Área de atuação

O campo de trabalho do Bacharel em Matemática inclui:

  • Carreira acadêmica, prosseguindo com mestrado e/ou doutorado em Matemática ou áreas afins.
  • Setores da indústria e de serviços que requeiram conhecimentos de modelagem matemática, como bancos, seguradoras, empresas de telecomunicações, mineradoras, setor logístico, indústria do petróleo, etc.

ENADE

O Bacharelado em Matemática da UFABC participou do ENADE nos anos de 2011, 2014 e 2017. Os relatório de avaliação do curso estão disponíveis abaixo:

 

Registrado em: Bacharelado em Matemática
Fim do conteúdo da página