Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

TCC - normas

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular não obrigatória que abrange atividades de pesquisa e/ou revisão bibliográfica na área de Matemática.

O TCC tem como objetivo fomentar no(a) estudante a capacidade de pesquisa, síntese e escrita matemática, bem como desenvolver habilidade em revisão bibliográfica. Dessa forma, o TCC favorece uma visão ampla sobre a Matemática, articulando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso com o processo de investigação e reflexão acerca de um tema.

O TCC consiste de uma monografia apresentada na forma de dissertação, cujo conteúdo deve ser de autoria do(a) estudante, e deve ser redigido em português ou em inglês. Não é necessário apresentar resultados inéditos.

 

Escolha de orientador(a) e proposta de tema para a monografia

A escolha de orientador(a) de TCC deve ser feita pelo(a) próprio(a) discente. Estudante e orientador(a), conjuntamente, devem elaborar uma proposta de TCC apresentando o título e os objetivos do trabalho, a relevância do tema na área de Matemática e a estrutura esperada, com a sequência das etapas que serão adotadas no desenvolvimento da monografia.

A orientação é formalizada por meio de formulário a ser assinado por discente e orientador(a) e encaminhado à Coordenação de Curso, que avaliará a proposta com base em sua profundidade científica, viabilidade, mérito e adequação. Compete à Coordenação de Curso aprovar a proposta ou solicitar alterações para adequá-la aos objetivos esperados do TCC.

 

Sobre a orientação

O(A) orientador(a) de TCC deve ser um(a) docente credenciado(a) no Bacharelado em Matemática, e tem a tarefa de supervisionar a elaboração da monografia. Em caráter excepcional, e mediante análise, a Coordenação de Curso pode autorizar a orientação de TCC por docentes não credenciados(as) no curso.

O(A) orientador(a) não é responsável pelo desenvolvimento do conteúdo do trabalho. Caberá ao(à) orientador(a) a função de verificar se o trabalho está sendo desenvolvido conforme os objetivos do TCC, podendo interferir em seu andamento de forma a atender esta exigência.

 

Sobre a elaboração do TCC

É dever do(a) estudante, juntamente com o(a) orientador(a), estabelecer um cronograma de atividades para o desenvolvimento do trabalho e também fazer reuniões periódicas para avaliar o andamento do trabalho, de forma a assegurar a execução da proposta submetida.

É importante ter clareza de que o TCC é uma tarefa que tem duração esperada de um ano. A matrícula na componente curricular MCBM033-23 Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática deve ser feita somente quando for ocorrer a avaliação do TCC (vide próximo item); todo o processo de escolha de orientador(a), formalização da orientação, elaboração inicial da proposta, execução do trabalho e escrita da monografia deve ser anterior à matrícula nessa componente curricular.

 

Sobre a avaliação

A avaliação do TCC será feita por uma banca constituída de três docentes, incluindo o(a) orientador(a), e acontecerá no quadrimestre em que o(a) discente estiver matriculado(a) na componente curricular MCBM033-23 Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática. Para se apresentar à banca, o(a) discente deverá apresentar Coeficiente de Progressão no curso maior que 0,75 e deverá ter a anuência do(a) orientador(a). Caso estes requisitos não sejam satisfeitos, a decisão sobre sua aptidão para a defesa do TCC caberá à Coordenação de Curso.

A avaliação será feita em duas etapas:

  • avaliação da monografia (que deve ser encaminhada pelo(a) discente aos membros da banca com antecedência mínima de 4 semanas);
  • apresentação oral da monografia pelo(a) discente, seguida de arguição.

A apresentação oral será realizada em sessão pública e terá de 40 a 50 minutos de duração.

Caso o trabalho seja considerado insatisfatório, o mesmo deverá ser refeito de acordo com as recomendações da banca, devendo ser reapresentado dentro de um prazo de 120 dias e reavaliado pela mesma banca, quando possível. Somente serão aprovados TCCs que sejam considerados satisfatórios por todos os membros da banca. Ao término da avaliação, a banca deve atribuir um conceito para o TCC, que será o conceito obtido pelo(a) estudante na componente curricular MCBM033-23 Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática.

 

Normas para elaboração do TCC

A monografia do TCC deverá seguir as seguintes normas com relação a estrutura e formatação:

Tamanho mínimo: 35 páginas

Itens obrigatórios:

  • capa;
  • resumo com palavras-chave (em português e em inglês);
  • introdução explicitando a justificativa e a relevância do tema do trabalho, bem como seus objetivos;
  • referências consultadas.

Formatação:

A monografia final deverá ser um arquivo PDF formatado em tamanho A4, com margens (superior, inferior, direita e esquerda) de 2 cm, espaçamento 1,5 e letra do corpo de texto em tamanho 12.

 

Além disso, juntamente com a monografia, deverão ser entregues:

  • Declaração, assinada pelo(a) discente, de que o trabalho apresentado é de sua autoria e que as partes que não o são foram devidamente citadas e referenciadas. As monografias que não citarem as referências usadas e para as quais for constatada cópia de textos de outros trabalhos serão reprovadas, sem direito a nova apresentação.
  • Formulário de autorização da divulgação do trabalho.

Observe-se que deverão ser respeitados os prazos de entrega, de acordo com o cronograma divulgado pelo(a) docente responsável pela componente curricular MCBM033-23 Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática.

Registrado em: Bacharelado em Matemática
Fim do conteúdo da página