Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular opcional que abrange atividades de pesquisa e/ou revisão bibliográfica na área de Matemática. Ele consiste numa monografia apresentada na forma de dissertação, cujo conteúdo deve ser de autoria do discente — não sendo necessário, porém, apresentar resultados inéditos.

O TCC visa fomentar no estudante a capacidade de pesquisa, síntese e escrita matemática, bem como desenvolver habilidade para realizar revisão bibliográfica. Dessa forma, o TCC favorece uma visão ampla sobre a Matemática, articulando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso com o processo de investigação e reflexão acerca de um tema.

Para a obtenção do título de Bacharel em Matemática, o estudante deverá optar entre fazer um TCC seguindo as normas para execução do mesmo ou cursar um número maior de disciplinas de opção limitada. Caso o discente opte pela realização de um TCC, este corresponderá a 12 créditos em disciplinas de opção limitada.

A escolha do orientador de TCC, que deverá ser um docente credenciado no curso, poderá ser feita pelo discente em qualquer momento, e deve ser formalizada por meio de um formulário padrão a ser assinado pelo discente e pelo orientador.

A defesa do TCC ocorrerá na disciplina de opção limitada Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática. Para se matricular nesta disciplina, o discente deverá apresentar Coeficiente de Progressão no curso (CPk) maior que 0,75 e deverá ter a anuência do orientador. Caso estes requisitos não sejam satisfeitos, a decisão sobre sua aptidão para cursar a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática caberá à Coordenação do Curso.

A avaliação do TCC será feita por uma banca constituída de três docentes, e acontecerá durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática. A avaliação será feita em duas etapas:

            I. avaliação da monografia;

            II. apresentação oral da monografia pelo discente, seguida de arguição.

A apresentação oral será realizada em sessão pública. Somente serão aprovados Trabalhos de Conclusão de Curso considerados satisfatórios por todos os membros da banca avaliadora.

 

Nos links abaixo você encontra mais informações sobre o TCC:

Registrado em: Bacharelado em Matemática
Fim do conteúdo da página