Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pesquisa

Estudantes matriculados ou que pretendem se matricular no Bacharelado em Matemática são incentivados a fazerem um projeto de Iniciação Cientifica (IC). A IC pode ser feita de forma voluntária ou com bolsa de estudos. A IC consiste no desenvolvimento de uma pesquisa científica ou tecnológica e precisa ser acompanhada por algum professor interessado em orientar o estudante. Com o objetivo de facilitar o contato entre discentes e possíveis orientadores de projetos de Iniciação Científica, a Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPes) disponibiliza um cadastro com os dados de docentes disponíveis a orientar, incluindo suas áreas de pesquisa: https://propes.ufabc.edu.br/ic/iniciacao/orientadores-ic. O fato de um docente estar nessa lista não é garantia que ele estará disposto a orientá-lo. Da mesma forma, o fato de um docente não estar nessa lista não significa que ele não poderá orientá-lo. O desenvolvimento de uma IC voluntária pode ocorrer de forma informal em qualquer momento do ano. Já o desenvolvimento de um projeto de IC com bolsa deve ser apoiado por alguma instituição ou agência de financiamento.

A Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPes) lança, regularmente, editais para seleção de projetos de IC com ou sem financiamento. Informações sobre os editais da ProPes podem ser encontradas na seguinte página:

https://propes.ufabc.edu.br

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) também recebe e analisa, em fluxo contínuo, solicitações de financiamento para projetos de IC. Mais informações podem ser encontradas em:

https://fapesp.br/bolsas/ic

 

Registrado em: Bacharelado em Matemática
Fim do conteúdo da página