Pós-graduação
Os professores do Bacharelado em Ciências Econômicas atuam principalmente no Programa de Pós-Graduação em Economia e no Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DA UFABC
A pós-graduação em Economia da UFABC busca oferecer formação de excelência aos seus alunos. O curso se caracteriza por uma formação pluralista em economia, abordando conceitos econômicos em diferentes perspectivas e incentivando o debate entre diferentes possibilidades metodológicas.
O curso busca formar um profissional capaz de identificar, compreender e estabelecer relações inter e intra disciplinares. A compreensão da Economia como um campo plural distingue o curso de pós-graduação em Economia da UFABC de outros cursos de pós-graduação no país e é explicitado claramente no seu projeto pedagógico pioneiro.
Objetivos
- Formar profissionais aptos a desenvolver pesquisa de qualidade na área de Economia, atuando tanto no setor público quanto no setor privado da economia.
- Oferecer uma formação sólida e abrangente em teoria econômica, métodos quantitativos, história econômica e das ideias econômicas.
- Preparar o mestrando para exercer atividades de docência
- Preparar aqueles mestrandos que não pretendem seguir atividades de docência para serem reflexivos e capazes de dialogar com as diversas correntes da ciência econômica.
Linhas de Pesquisa
O mestrado em Economia tem uma única área de concentração, Economia, e três linhas de pesquisa:
- Macroeconomia e Finanças;
- Microeconomia, Economia Social e da Inovação;
- História e Pensamento Econômico.
A área de concentração e as linhas de pesquisa refletem a crença do corpo docente na necessidade de prover aos alunos de pós-graduação em Economia com uma visão plural em termos de capacitação técnica e de acesso a diferentes visões do pensamento econômico. Contudo, mantém uma relação estreita com a formação acadêmica e produção científica dos seus docentes.
Para mais informações: https://sites.google.com/view/ppgeconomiaufabc/home
***X***
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL
O Programa de Pós-graduação em Economia Política Mundial foi aprovado pelo Comitê da Área Interdisciplinar da CAPES em novembro de 2017. O projeto pedagógico do PPG-EPM visa formar profissionais para os setores público e privado, capazes de compreender e enfrentar, a partir de uma perspectiva histórica, regionalmente situada e ao mesmo tempo sistêmica, os grandes desafios do desenvolvimento mundial no século XXI.
O corpo docente se constitui a partir da própria estrutura interdisciplinar da UFABC e das redes de pesquisa de seus integrantes. O grupo traz para o seu objeto de estudo uma diversidade de trajetórias acadêmicas que fortalece a busca de uma dinâmica intelectual inovadora para o campo da Economia Política.
Entende-se que o avanço da interdisciplinaridade exige uma estratégia pedagógica e epistemológica proativa para garantir, especialmente, que a produção de conhecimento dê conta tanto da especificidade quanto da universalidade das trajetórias de desenvolvimento dos países do hemisfério Sul, que, como o Brasil, ainda enfrentam grandes desafios.
Entende-se, ainda, que um dos legados mais importantes da Economia Política – a área de concentração do programa – é o reconhecimento de que a análise da vida social, seja nos hemisférios Norte ou Sul, não pode prescindir de um olhar sobre o todo, tornando indissociáveis as dimensões ética, histórica, econômica, política, social, cultural, demográfica e ecológica.
Neste sentido, o corpo docente contribui para um processo de renovação e atualização da Economia Política e agrega-se a um acumulo de iniciativas em escala mundial que, desde as últimas décadas do século XX, tem resultado na fundação de diversos cursos, associações acadêmicas e revistas científicas de Economia Política.
Área de Concentração
- Conhecimento, produção e trabalho;
- Agricultura, recursos naturais e sustentabilidade;
- Trajetórias do sul: África, Ásia, América latina e Caribe;
Para mais informações: https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/public/programa/apresentacao.jsf?lc=pt_BR&id=279
Redes Sociais