Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pós-graduação

 

Os professores do Bacharelado em Ciências Econômicas atuam principalmente no Programa de Pós-Graduação em Economia e no Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial. 

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DA UFABC

A pós-graduação em Economia da UFABC busca oferecer formação de excelência aos seus alunos. O curso se caracteriza por uma formação pluralista em economia, abordando conceitos econômicos em diferentes perspectivas e incentivando o debate entre diferentes possibilidades metodológicas. 

O curso busca formar um profissional capaz de identificar, compreender e estabelecer relações inter e intra disciplinares. A compreensão da Economia como um campo plural distingue o curso de pós-graduação em Economia da UFABC de outros cursos de pós-graduação no país e é explicitado claramente no seu projeto pedagógico pioneiro.

Objetivos

  • Formar profissionais aptos a desenvolver pesquisa de qualidade na área de Economia, atuando tanto no setor público quanto no setor privado da economia. 
  • Oferecer uma formação sólida e abrangente em teoria econômica, métodos quantitativos, história econômica e das ideias econômicas.
  • Preparar o mestrando para exercer atividades de docência
  • Preparar aqueles mestrandos que não pretendem seguir atividades de docência para serem reflexivos e capazes de dialogar com as diversas correntes da ciência econômica.

Linhas de Pesquisa

O mestrado em Economia tem uma única área de concentração, Economia, e três linhas de pesquisa:

  1. Macroeconomia e Finanças; 
  2. Microeconomia, Economia Social e da Inovação; 
  3. História e Pensamento Econômico. 

A área de concentração e as linhas de pesquisa refletem a crença do corpo docente na necessidade de prover aos alunos de pós-graduação em Economia com uma visão plural em termos de capacitação técnica e de acesso a diferentes visões do pensamento econômico. Contudo, mantém uma relação estreita com a formação acadêmica e produção científica dos seus docentes.

Para mais informações: https://sites.google.com/view/ppgeconomiaufabc/home

***X***

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL

 

O Programa de Pós-graduação em Economia Política Mundial foi aprovado pelo Comitê da Área Interdisciplinar da CAPES em novembro de 2017. O projeto pedagógico do PPG-EPM visa formar profissionais para os setores público e privado, capazes de compreender e enfrentar, a partir de uma perspectiva histórica, regionalmente situada e ao mesmo tempo sistêmica, os grandes desafios do desenvolvimento mundial no século XXI.

O corpo docente se constitui a partir da própria estrutura interdisciplinar da UFABC e das redes de pesquisa de seus integrantes. O grupo traz para o seu objeto de estudo uma diversidade de trajetórias acadêmicas que fortalece a busca de uma dinâmica intelectual inovadora para o campo da Economia Política.

Entende-se que o avanço da interdisciplinaridade exige uma estratégia pedagógica e epistemológica proativa para garantir, especialmente, que a produção de conhecimento dê conta tanto da especificidade quanto da universalidade das trajetórias de desenvolvimento dos países do hemisfério Sul, que, como o Brasil, ainda enfrentam grandes desafios.

Entende-se, ainda, que um dos legados mais importantes da Economia Política – a área de concentração do programa – é o reconhecimento de que a análise da vida social, seja nos hemisférios Norte ou Sul, não pode prescindir de um olhar sobre o todo, tornando indissociáveis as dimensões ética, histórica, econômica, política, social, cultural, demográfica e ecológica.

Neste sentido, o corpo docente contribui para um processo de renovação e atualização da Economia Política e agrega-se a um acumulo de iniciativas em escala mundial que, desde as últimas décadas do século XX, tem resultado na fundação de diversos cursos, associações acadêmicas e revistas científicas de Economia Política.

 

Área de Concentração

  1. Conhecimento, produção e trabalho;
  1. Agricultura, recursos naturais e sustentabilidade;
  1. Trajetórias do sul: África, Ásia, América latina e Caribe;

 Para mais informações: https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/public/programa/apresentacao.jsf?lc=pt_BR&id=279

 

Registrado em: Bacharelado em Ciências Econômicas
Fim do conteúdo da página