Ir direto para menu de acessibilidade.
Cursos > Bacharelado em Ciências Econômicas > Internacionalização
Início do conteúdo da página

Internacionalização

O BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS E A INTERNACIONALIZAÇÃO

 

De acordo com o Projeto Pedagógico Institucional da universidade (2017), “a excelência acadêmica é incorporada na cultura institucional da UFABC e continuamente reforçada e estimulada em várias ações de ensino, pesquisa, extensão, cultura e gestão” (p. 27). A internacionalização faz parte dessas ações, e é considerada fundamental para que nossa instituição integre um contexto acadêmico de excelência em nível mundial.

Pesquisadores da área da internacionalização definem-na como

“o processo intencional de integração de uma dimensão internacional, intercultural ou global na finalidade, nas funções e no provimento da educação pós-secundária, de forma a melhorar a qualidade da educação e da pesquisa para todos os estudantes e professores, e contribuir de forma significativa para a sociedade” (De Wit et al., 2015, p. 29).

A intencionalidade no fomento à internacionalização materializa-se por meio de ações coordenadas e estratégicas em âmbito institucional. Na UFABC, elas ocorrem em duas frentes: Internacionalização no Exterior e Internacionalização em Casa. A primeira abarca todas as formas de educação “cross-borders”, tais como a mobilidade de estudantes, pesquisadores(as), programas, cursos, currículos e projetos. A segunda diz respeito a toda atividade associada a uma educação e uma formação internacionalizada que estudantes, acadêmicos(as) e funcionários(as) podem desenvolver sem necessariamente deixar a instituição. Como exemplos, podemos citar: palestras, seminários, eventos com temas e visitantes internacionais, EMI (English as a Medium of Instruction); e COIL (Collaborative Online International Learning). 

O Bacharelado em Ciências Econômicas está comprometido com a internacionalização da UFABC, e principalmente do curso, por entender que ela pode: trazer maior qualidade para o ensino, a pesquisa e a extensão na área das Ciências Econômicas; permitir que nosso programa alcance padrões acadêmicos internacionais; melhorar o status internacional de nossa universidade; desenvolver uma dimensão internacional e intercultural em nossas atividades de ensino; e aumentar a qualidade e o impacto das produções originadas no âmbito do programa. Nesse sentido, estamos alinhados ao Plano Institucional de Internacionalização da UFABC (2018), que tem como principal objetivo fazer com que a “internacionalização, uma vez inserida de forma ampla na universidade, divulgada e vivenciada pela comunidade acadêmica, permita à UFABC tornar-se referência internacional na pesquisa, no ensino e na extensão” (p. 6). Nosso corpo discente e docente, bem como toda a comunidade acadêmica e a comunidade externa, são diretamente beneficiados por este esforço.

Referências:

DE WIT, Hans; HUNTER, Fiona; HOWARD, Laura; EGRON-POLACK, Eva. The internationalisation of higher education. Brussels: European Parliament, Committee on Culture and Education, 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Santo André. Plano Institucional de Internacionalização. 2018. 22 p. Disponível em: http://ri.ufabc.edu.br/images/conteudo/ consuni_ato_decisorio_162_anexo_-_plano.pdf.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Santo André. Projeto Pedagógico Institucional. 2017. 54 p. Disponível em: https://www.ufabc.edu.br/images/imagens_a_ufabc/projeto-pedagogico-institucional.pdf

Registrado em: Bacharelado em Ciências Econômicas
Fim do conteúdo da página