Ir direto para menu de acessibilidade.
Cursos > Bacharelado em Ciências Econômicas > Bacharelado em Ciências Econômicas > Eventos e Notícias > O Bacharelado em Ciências Econômicas (BCE) e o uso de ferramentas de IA Generativa (IAG)
Início do conteúdo da página

O Bacharelado em Ciências Econômicas (BCE) e o uso de ferramentas de IA Generativa (IAG)

1. Princípios
O BCE reitera seu compromisso com a ética e a responsabilidade acadêmica, e reconhece a existência e a potencial utilidade da tecnologia IAG.
Com vistas a explorar tal potencial da IAG, o BCE incentiva a sua correta utilização pela comunidade acadêmica.
O correto uso da IAG objetiva promover boas práticas de ensino e de experiências de aprendizagem para todos.
O uso de tal ferramenta deve complementar, jamais substituir, o trabalho docente e discente.
Para tanto, o BCE apoia as atividades para a Alfabetização em AIG: vital para conhecer, treinar, e discutir sobre como usar mais e melhor tal ferramenta.
O BCE incentiva o uso crítico da IAG, ela mesma um objeto de estudo, experiência e constante reavaliação.
O uso da IAG é bem-vindo desde que promova a ciência e a tecnologia em prol das pessoas e do meio-ambiente.

2. Diretrizes
- O uso da IAG deve observar a ética e a legalidade, com ênfase sobre a ética acadêmica e as leis de direito autoral e de proteção de dados.
- O uso da IAG deve ser explicitado, corretamente referenciado, e humanamente checado em busca de erros e imprecisões.
- Dado que a tecnologia é falível, e produz erros e imprecisões, é de responsabilidade do usuário checar a produção com origem na IAG.
- Ao referenciar o uso da IAG, o usuário deve explicitar a parte do trabalho que é de sua autoria, e a parte que tem origem na IAG.
- É de responsabilidade do usuário checar se a produção com origem na IAG explicita as fontes usadas para textos, imagens, dados, etc.
- É vedado o uso não explicitado da IAG, pois fere a ética acadêmica e implica em eventual infração da lei de direitos autorais.
- É de responsabilidade do usuário checar se a produção com origem na IAG está isenta de viés, preconceito ou injúria.
- A IAG deve trabalhar em prol das pessoas e do meio-ambiente: para avançar o conhecimento, a inovação e o desenvolvimento de soluções.
- É vedado qualquer uso que prejudique ou que ponha em risco a vida e a saúde das pessoas, e o equilíbrio do Planeta e de seu Meio-Ambiente.

3. Cuidados
As respostas dos sistemas da IA, em especial dos seus grandes modelos de linguagem, devem trazer as fontes de onde as informações foram apresentadas. Lembrar que o deep learning e que suas ações são probabilísticas, portanto, podendo criar “alucinações estatísticas”: com títulos de obras inexistentes, autores que nunca falaram determinadas expressões, números equivocados etc. Também, tanto a base de dados quanto os sistemas algorítmicos e seus parâmetros podem conter discriminações de gênero, raça, etnia e classe.

Registrado em: Eventos e Notícias
Fim do conteúdo da página