Novas regras para o TCC do Bacharelado em Relações Internacionais (UFABC)

Novas regras para o TCC do Bacharelado em Relações Internacionais (UFABC)
O regulamento do TCC do BRI/UFABC foi atualizado em 2025 pelo Ato Decisório nº14/2025.
As principais mudanças são:
- Formatos: monografia (40 a 100 páginas, podendo incluir experiências de estágio/profissionais) ou artigo científico (20 a 25 páginas, com ampliação das condições para escolha desse formato).
- Autoria: obrigatoriedade de Declarações de Autoria e proibição de usar IA generativa como autoria. O uso de IA é permitido apenas como apoio, desde que declarado.
- Matrícula: agora a ProGrad é responsável por TCC I, e o CECS segue responsável por TCC II e III. Se o TCC III não for cursado logo após o TCC II, é necessária nova carta de orientação.
- Avaliação: bancas presenciais ou online passam a seguir formato estruturado. Foi criado o Colóquio de TCC do BRI como espaço de avaliação e apresentação.
- Prazos: o conceito “I” (incompleto) não pode mais ser prorrogado; se o trabalho não for concluído no prazo, haverá reprovação automática.
Essas mudanças reforçam a originalidade, transparência e rigor acadêmico no desenvolvimento dos TCCs.
Redes Sociais