Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

ENADE

 

061773 detalhes 1

 

 

Alunos habilitados para o ENADE 2018:               

        1) Até "o último dia do período de retificação das inscrições do Enade 2018" (31 de agosto), concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso.

         2) Percentuais inferiores a 80% do curso, mas que tenham previsão de conclusão do curso até Julho/2018. Nesse caso, o estudante deverá solicitar sua inscrição no ENADE (caso contrário, somente poderá colar grau a partir de agosto/2019).

 

Serão dispensados do ENADE

 Estudantes com mais de 80% do curso que: COLEM GRAU até 31/08; ou estejam oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do Enade 2018, em instituição conveniada com a UFABC.

 

Informações sobre a prova do ENADE

O concluinte terá 04 (quatro) horas para resolver as questões de Formação Geral e do componente específico.

 A prova do Enade 2018 terá, no componente de Formação Geral, 10 (dez) questões, sendo 02 (duas) discursivas e 08 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de caso e, no componente específico, 30 (trinta) questões, sendo 03 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de caso, tomando como referencial os conteúdos que contemplam: I. Teorias das Relações Internacionais; II. Economia Política Internacional; III. Instituições, Regimes e Organizações Internacionais; IV. Direito Internacional Público e Direitos Humanos; V. Segurança Internacional, Estudos Estratégicos e Defesa; VI. Política Externa e Política Externa Brasileira; VII. História das Relações Internacionais; e VIII. Política Internacional Contemporânea. "

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0120 20cartaz 

 

ATENÇÃO:

A Ciência e Atualização de Dados Pessoais serão realizadas por meio de preenchimento e envio de questionário eletrônico, acessível no endereço http://prograd.ufabc.edu.br/enade a partir de 24/07/2015 a 31/07/2015.

 

QUEM SÃO OS ALUNOS HABILITADOS PARA O ENADE 2015?

Concluintes: estudantes que até o final do 1º quadrimestre/2015 tenham mais de 80% do curso concluído (no caso da UFABC - CPk maior ou igual a 0,80) ou estudantes que, mesmo com CPk menor do que 0,80, tenham expectativa de concluir o curso até julho de 2016.

Notas:

Estarão dispensados da prova os alunos que colarem grau no dia 15 de agosto de 2015 e aqueles que no dia 22 de novembro de 2015 (dia da realização da prova do ENADE) estiverem realizando intercâmbio, em instituição conveniada com a UFABC, fora do Brasil.

 

Calendário de atividades do ENADE 2015

Esse calendário é referente as atividades ENADE 2015 e suas responsabilidades.

 

Folheto explicativo ENADE 2015

Informações resumidas que você precisa saber sobre o ENADE.

 

Manual ENADE 2015

Datas importantes, links de provas anteriores e a importância da prova.

 

Prograd - ENADE 2015

Site oficial da UFABC para o ENADE onde serão divulgadas mais informações.

 

 

Dispensa de estudantes que não realizaram o ENADE 2015

 

A Portaria MEC/INEP nº 548 (anexo 1) estabeleceu as regras para a apresentação do pedido de dispensa pelos estudantes que foram inscritos e não compareceram à prova do ENADE. Os estudantes nessa situação deverão entregar Requerimento de Dispensa (anexo 2) preenchido, acompanhado de documento que ateste a impossibilidade do estudante comparecer à prova no dia 22/novembro (ex: atestado médico, comprovante de compromisso acadêmico ou de trabalho no exterior, etc.).

Para dar suporte a essa tarefa, a PROGRAD informará aos estudantes, em sua página e por e-mail institucional, o seguinte procedimento para a solicitação de dispensa:

 

Período

Atividade

18 de dezembro/2015 a 15 de janeiro/2016

Aluno entrega requerimento + documento comprobatório na Central de Atendimento ao Estudante da Prograd.

18/01/2016

PROGRAD encaminha os requerimentos às Secretarias Acadêmicas dos Centros para serem remetidos aos Coordenadores ou seu substituto.

16 a 29 de janeiro/2016

Coordenador ou seu substituto analisa os pedidos e procede à dispensa dos deferidos, no ambiente do coordenador no Sistema Enade (http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/login.seam)

01 de fevereiro/2016

Secretaria Acadêmica do Centro encaminha os requerimentos (deferidos e não deferidos) à Central de Atendimento ao Estudante da Prograd.

A partir de 02 de fevereiro/2016

Aluno deve comparecer à Central de Atendimento ao Estudante da Prograd, para tomar ciência do resultado do seu pedido.

08 a 22 de fevereiro/2016

Aluno que tiver seu pedido indeferido pode solicitar dispensa diretamente ao INEP. (http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/)

 

Os documentos comprobatórios que os alunos poderão apresentar a fim de justificar a ausência no exame diretamente ao INEP constam no Anexo da Portaria nº 548, publicada pelo INEP e servem, portanto, de parâmetro para a análise dos pedidos.

Informamos ainda que a lª lista de alunos regulares (aqueles que fizeram a prova e poderão colar grau normalmente) será disponibilizada pelo INEP no dia 18/dezembro.

ANEXO 1 PORTARIA Nº 548

ANEXO 2 Requerimento de dispensa

Registrado em: Bacharelado em Relações Internacionais
Fim do conteúdo da página