Ir direto para menu de acessibilidade.
Cursos > Bacharelado em Relações Internacionais > Notícias > Brasil e as políticas de desarmamento: memórias da declaração de Teerã
Início do conteúdo da página

Brasil e as políticas de desarmamento: memórias da declaração de Teerã

Publicado: Quinta, 20 Junho 2019 19:07

 

No dia 17 de junho de 2019, o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, esteve na UFABC para falar sobre a participação brasileira nas negociações que desembocaram na Declaração de Teerã de 2010.

Durante seu tempo como ministro no governo Lula, Amorim liderou os esforços brasileiros junto aos governos da Turquia e Irã para lograr um acordo sobre o programa nuclear iraniano. O resultado veio em 17 de maio de 2010 na forma da Declaração de Teerã, um documento que atendia tanto aos interesses da comunidade internacional, como do Irã. Ao longo da palestra, Amorim discutiu a atuação do Brasil nesse momento decisivo da política internacional e evidenciou os objetivos da diplomacia brasileira frente às potências tradicionais do sistema internacional. Certamente, estudar a postura do país perante a Declaração de Teerã constitui um elemento crucial para compreender a tradição da política externa do Brasil.

O evento é parte de um ciclo de palestras com o ex-ministro na UFABC previsto para ocorrer ao longo do ano. O ciclo abordará assuntos específicos da política externa do Brasil, seguindo a mesma lógica dos subgrupos temáticos do OPEB.

OPEB no facebook: https://www.facebook.com/opeb.ufabc/
Site do OPEB: http://opeb.org/

 

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página