Cursos > Bacharelado em Relações Internacionais > Notícias > Relatório de Atividades do Curso de Realidade Brasileira organizado por professores e alunos do BRI

Publicado: Terça, 11 Abril 2017 21:00

O Curso de Realidade Brasileira foi uma parceria entre Núcleo de Estudos Estratégicos sobre Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade (NEEDS), o BRI e a PROEC, a Escola Nacional Florestan Fernandes e o Sindicatos do ABC (Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato dos Bancários, APEOESP, entre outros). Foram 7 etapas, de abril à dezembro de 2016, aos finais de semana, intercalando o local de realização entre a UFABC e as sedes dos sindicatos .

As leituras dos clássicos do pensamento social e econômico do Brasil e a escolha dos assessores e assessoras buscaram estimular o debate e a reflexão sobre a realidade nacional e processo de construção do Estado e do desenvolvimento econômico. O objetivo do curso, já realizado em muitos lugares do Brasil há 20 anos, é contribuir na formação crítica, pedagógica e cidadã de cada participante gerando aprendizado tanto teórico quanto prático de organização coletiva e cidadã.

Fizeram parte do curso cerca de 100 educandos, sendo que 50 participaram mais de 70% dos encontros.

A iniciativa contou com a coordenação dos professores Igor Fuser/Tatiana Berringer do BRI e como a monitoria do discente Giovani del Prete. Durante o processo a relação entre ensino e extensão universitária foram aprofundados, abrindo a Universidade aos movimentos sociais e sindicais da região. “Iniciativas como o Curso Realidade Brasileira são fundamentais, em qualquer momento, para viabilizar a formação cidadã de jovens interessados na transformação social do nosso país -- um esforço que só poderá ser bem-sucedido a partir da ampla difusão dos estudos mais aprofundados sobre o país e o mundo em que vivemos, e lutamos”, diz Fuser.