Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projetos de extensão

 

 

 

Ativamente

Oficinas de memória (treino cognitivo) para idosos (acima de 60 anos) da comunidade próxima da UFABC e ONGs em situação de vulnerabilidade socioeconômica que nos procuram. Já temos estruturado o treino de memória episódica, memória operacional, memória autobiográfica e música (em parceria com a prof Patrícia Vanzella) e uma oficina controle sem treino de memória através de estratégias com reminiscências de memória coletiva. Oferecemos oficinas duas vezes por ano desde o segundo semestre de 2014. 

Responsável: Maria Teresa Carthery-Goulart (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

 

AtivaMente Musical

Elaboração  de conteúdo e coordenação de oficinas semanais de evocação de memórias autobiográficas através da música. Público alvo: adultos a partir de 60 anos de idade. Projeto de Extensão e Pesquisa realizado em parceria com o Projeto AtivAmente.

Responsável: Patrícia Maria Vanzella (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

 

 

Capacitação de pais e professores para implementação das estratégias da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) com estudantes com TEA

Considerando os principais desafios da inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na rede regular de ensino, a presente proposta de curso de extensão tem como objetivo instrumentalizar os professores de educação especial, da sala de aula comum, pais, universitários e comunidade.

Responsável: Priscila Benitez (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Concertos Sinápticos

Concertos comentados que tem por objetivo divulgar achados científicos, bem como procedimentos e ferramentas utilizados na pesquisa sobre o processamento musical. Realizados a cada dois anos.

Responsável: Patrícia Maria Vanzella (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

 

 

Conversas Neuromusicais

Ciclo de palestras realizado desde 2015 cujo objetivo é divulgar o conhecimento e estimular o debate em uma área de interseção entre a psicologia, a neurociência e a música.

Responsável: Patrícia Maria Vanzella (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

 

Curso de Férias de Neurociências e Cognição

Curso de neurociências abordando de forma introdutória dos três eixos do curso e visita aos laboratórios para pessoas já graduadas ou com a graduação em andamento que pretendam fazer pós em neurociência na UFABC ou simplesmente se interessem pelo tema, por ser um curso introdutório não é focado para pessoas que sejam do curso de neuro da ufabc em si.

Responsável (2017): Prof Yossi Zana (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

                     (2018): Profa Katerina Lukasova (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

 

 

Experimente Música

Oficinas de musicalização para a primeira infância. Programa de experiências musicais para crianças de 0 a 6 anos que utiliza músicas, jogos e brincadeiras sonoro-musicais para promover e potencializar a aquisição de habilidades perceptivas, motoras, cognitivas e socioemocionais da criança.

Responsável: Patrícia Maria Vanzella (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

 

 

Meditação para todos  UFABC

A oficina "Meditação para todos acontece semanalmente durante o período letivo da UFABC, e é aberta a praticantes experientes e pessoas novas na meditação, mas com o objetivo comum de aprender e aprofundar seus conhecimentos.

Responsável: Camila Almeida (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

 

Neurocast

O Neurocast é um podcast sobre neurociência feito pelos alunos da ufabc, contando com diversos assuntos que permeam o mundo da neurociência. Seu principal objetivo é ser um projeto de extensão que utiliza da mídia podcast para falar de neurociência com os alunos de ensino medio.

 

Responsável: Carla Lopes Rodriguez (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Guilherme Brockington (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), Bárbara Menezes (discente) e Attalya Felix (discente)

Site : http://proec.ufabc.edu.br/neurocast/

 

Serviço interdisciplinar em ABA para estudantes com autismo: estratégias para o envolvimento dos pais

A intervenção oriunda dos princípios da Análise Aplicada do Comportamento (ABA), aplicada por diferentes profissionais, tem se mostrado eficaz na ampliação das possibilidades de adaptação e desenvolvimento com estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O projeto visa elaborar, implementar e avaliar um serviço de atendimento educacional complementar para estudantes com TEA, a partir da aplicação dos procedimentos de ensino delineados com os princípios da ABA, por uma equipe interdisciplinar, em conjunto com os pais.

Responsável : Priscila Benitez (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)


 

 

Registrado em: Bacharelado em Neurociência
Fim do conteúdo da página