Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sobre o curso

O cérebro, órgão mais complexo de nosso corpo, é também crucial para entendermos os seres humanos, sendo objeto de estudo de cientistas, médicos de diversas áreas, biólogos moleculares, psicólogos experimentais e cognitivistas, anatomistas, fisiologistas e farmacologistas. A estrutura e as funções subjacentes de nosso cérebro também são objeto de interesse de engenheiros e cientistas da computação que desenvolvem interfaces humano-máquina, próteses e ambientes de realidade virtual. Da junção desses interesses científicos e aplicados pelo cérebro nasceu uma nova área, intrinsecamente multi- e interdisciplinar, a qual chamamos Neurociência. Essa breve história, adicionada às novas tecnologias e demandas vindas do estudo do sistema nervoso, inspirou a criação do Bacharelado em Neurociência (BNC). Esse programa complementa o Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), que trata das mais recentes descobertas na área. Com foco na interdisciplinaridade, esse programa enfatiza a aplicação e inovação do conhecimento. As atividades curriculares envolvem neurobiologia, interfaces cérebro-comportamento e modelagem computacional. Dentre outras opções, o Bacharel em Neurociência da UFABC será capaz de trabalhar em laboratórios multidisciplinares ou aplicar o conhecimento adquirido em funções cognitivas em áreas como a ergonomia.

Como nos outros cursos de graduação da Universidade Federal do ABC, o acesso ao Bacharelado em Neurociência (BNC) se dá através do processo de seleção unificada do SiSU, que se baseia no resultado do ENEM.

Tipicamente, o candidato ao BNC ingressará no Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da UFABC, seja no campus de Santo André, seja no campus de São Bernardo do Campo, e solicitará a reserva de vaga no curso específico do BNC após cumprir um número de exigências relacionadas à progressão no BC&T e nas disciplinas obrigatórias do BNC. As vagas deverão ser disponibilizadas a partir do segundo quadrimestre de cada ano, 30 vagas matutinas e 30 vagas noturnas.

Mais informações sobre o ingresso na UFABC no site oficial da universidade

Registrado em: Bacharelado em Neurociência
Fim do conteúdo da página