Representação Gráfica da Matriz Curricular - Projeto Pedagógico BNC 2021

Estrutura Curricular - Projeto Pedagógico BNC 2021

Disciplinas obrigatórias do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T)
(total de 90 créditos, 1080 horas)

Energia

• Fenômenos Mecânicos (4 1 6)
  • Fenômenos Térmicos (3-1-4)
  • Fenômenos Eletromagnéticos (4-1-6)
  • Bases Conceituais da Energia (2-0-4)

Processos de Transformação

• Evolução e Diversificação da Vida na Terra (3-0-4)
  • Transformações Químicas (3-2-6)
  • Biodiversidade: Interações entre organismos e ambiente (3-0-4)

Representação e Simulação

• Geometria Analítica (3-0-6)
  • Funções de Uma Variável (4-0-6)
  • Funções de Várias Variáveis (4-0-4)
  • Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias (4-0-4)
  • Introdução à Probabilidade e à Estatística (3-0-4)

Informação e Comunicação

• Natureza da Informação (3-0-4)
  • Processamento da Informação (3-2-5)
  • Comunicação e Redes (3-0-4)

Estrutura da Matéria

• Estrutura da Matéria (3-0-4)
  • Física Quântica (3-0-4)
  • Interações Atômicas e Moleculares (3-0-4)
  • Bioquímica: estrutura, propriedade e funções de biomoléculas (3-2-6)

Humanidades

• Bases Epistemológicas da Ciência Moderna (3-0-4)
  • Estrutura e Dinâmica Social (3-0-4)
  • Ciência, Tecnologia e Sociedade (3-0-4)

Inter-eixos

• Base Experimental das Ciências Naturais (0-3-2)
  • Projeto Dirigido (0-2-10)
  • Bases Computacionais da Ciência (0-2-2)
  • Bases Matemáticas (4-0-5)

Disciplinas Obrigatórias do Bacharelado em Neurociência (BNC)
(total de 58 créditos, 696 horas)

• NHT1002-15 – Bioética  (0-2-2)
  • MCTC025-20 – Biofísica de Membranas  (6-0-6)
  • MCTC007-20 – Comunicação Científica (2-0-2)
  • MCTC001-15 – Introdução à Filosofia da Mente (2-0-2)
  • MCTC014-13 – Introdução à Inferência Estatística (3-1-4)
  • MCTC002-15 – Introdução à Neurociência (4-0-5)
  • MCTC023-15 – Neuroanatomia (3-1-4)
  • MCTC019-20 – Neurobiologia Molecular e Celular (4-0-4)
  • MCTC021-20 – Neurociência Teórica e Computacional (2-2-4)
  • MCTC024-15 – Neuroetologia (4-0-4)
  • MCTC018-20 – Neuropsicofarmacologia (4-0-4)
  • MCTC022-15 – Processamento de Sinais Neurais (1-3-4)
  • MCTC009-15 – Progressos e Métodos em Neurociência (3-1-4)
  • MCTC011-15 – Psicologia Cognitiva (4-0-4)
  • MCTC020-15 – Psicologia Experimental (2-4-4)

Disciplinas de opção limitada do BNC
(total de 25 créditos, 300 horas)

A lista de disciplinas de opção limitada é apresentada na página da Pró-reitoria de Graduação. Deste conjunto o aluno deverá escolher quaisquer disciplinas dentre os três eixos para cumprir no mínimo 25 créditos (300h). O aluno pode, se preferir, focar-se em estudos dentro de um dos eixos, apesar de continuar recebendo em todas as disciplinas uma visão interdisciplinar. Se houver recomendações para uma disciplina de opção limitada, é esperado que o aluno curse as disciplinas recomendadas ou aprenda os conteúdos destas por meio de estudos extraclasses.

Disciplinas livres do BNC
(total de 12 créditos, 144 horas)

O aluno pode escolher qualquer disciplina em nível de graduação oferecida pela UFABC para completar pelo menos 12 créditos (144h) de disciplinas livres.

Atividades complementares do BC&T
(total de 10 créditos, 120 horas)

As atividades complementares têm por objetivo enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. A carga horária total destinada às atividades complementares no curso de BC&T é de 120 horas.
Maiores informação como validação e forma de entregas podem ser verificadas em Atividades Complementares

Atividades Extensionistas em Neurociência
(total de 4 créditos, 48 horas)

A resolução Consepe 222/201745 regulamenta a inclusão de carga horária em ações de extensão e cultura exigida nos cursos de graduação da UFABC, indicando em seu artigo 3º que no PPC deve constar a forma de integralização, os componentes curriculares onde serão realizadas as atividades extensionistas e o número de horas atribuídas a cada um desses componentes. Para a integralização do curso, o aluno deverá cumprir pelo menos 4 créditos (48 horas) nestas atividades, adicionais aos previstos no PPC do Bacharelado em Ciência e Tecnologia. O fomento, registro e avaliação das atividades extensionistas em neurociência realizadas pelos discentes, bem como a autoavaliação das atividades de extensão do Bacharelado em Neurociência, é responsabilidade da Coordenação de Extensão, formada por docentes credenciados no Bacharelado.

Os componentes curriculares nos quais as atividades extensionistas poderão ser realizadas no Bacharelado em Neurociência estão listadas na tabela abaixo, com os respectivos créditos e número de horas. A análise e atribuição de créditos (horas) às atividades de caráter extensionista caberá à Coordenação de Extensão após análise do plano de trabalho, plano de ensino e/ou relatórios apresentados pelo discente.

Componentes Curriculares Horas
Disciplinas que incluam atividades com caráter extensionista Número de horas deve constar no Plano de Ensino do Professor.
Participação em projetos ou programas de extensão Número de horas de atividades extensionistas descritas no plano de trabalho do participante.
Participação em projetos de pesquisa com atividades extensionistas Número de horas de atividades extensionistas descritas no plano de trabalho do participante.
Estágio Curricular ou Não Curricular Número de horas de atividades extensionistas descritas no plano de trabalho do participante.

Estágio curricular supervisionado do BNC

As regras para estágios podem ser encontradas na seção correspondente deste site.

Ementas

O aluno vinculado ao curso de Bacharelado de Neurociências não necessita seguir uma ordem relação as matérias, entretanto diversas matérias tem recomendações e necessitam de conhecimento prévio. Para visualizar estes dados junto com os tópicos abordados por cada diciplina , acesse o Catalogo de Disciplinas da Prograd.

%MCEPASTEBIN%
Registrado em: Bacharelado em Neurociência