Ir direto para menu de acessibilidade.
Cursos > Bacharelado em Ciências Econômicas
Início do conteúdo da página

Perfil do Curso: O Bacharelado em Ciências Econômicas (BCE) da Universidade Federal do ABC objetiva formar profissionais com caráter interdisciplinar, que possuam uma sólida formação em Economia, de acordo com o projeto pedagógico do Bacharelado em Ciências e Humanidades (BC&H) e as diretrizes para o curso de graduação em Economia apontadas pelo Ministério da Educação. O BCE pretende capacitar e conferir a aptidão para se compreender as questões científicas, técnicas, sociais e políticas relacionadas com a economia, revelando assimilação e domínio de novas informações, flexibilidade intelectual e adaptabilidade, bem como a sólida consciência social indispensável ao enfrentamento dos problemas político-econômicos e sociais contemporâneos. O aluno do Bacharelado em Ciências Econômicas da UFABC necessariamente iniciará sua formação com as bases filosóficas e epistemológicas das Ciências Modernas e com as diferentes tradições disciplinares presentes no mundo científico. E será sobre tal base inicial que, a partir do quinto quadrimestre, o aluno passará a ter como prioridade de sua formação o domínio dos instrumentos teórico-quantitativos e conceituais específicos das Ciências Econômicas, bem como a aprendizagem de seus autores e escolas clássicas e contemporâneas, com seus subcampos disciplinares. Reitera-se, com base em tais argumentos, que esta proposta pedagógica orienta a formação acadêmica e profissional dos alunos das Ciências Econômicas tendo por base a busca de um equilíbrio entre conteúdos matemático-quantitativos, histórico-institucionais e filosófico-humanistas. O que se espera é assegurar a formação de economistas que, com base nas tradições teóricas clássicas e suas modernas interpretações, sejam capazes de interpretação da realidade econômica no sentido de desenvolver reflexões críticas, ampliando os sentidos atribuídos ao exercício da profissão.

Carga Horária: 3.096 horas

email de contato da coordenação do cursoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Coordenador: Prof. Dr. Gabriel Almeida Antunes Rossini

Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Patrícia Helena Fernandes da Cunha

Curta e acompanhe o BCE no Facebook 

Curta e acompanhe o BCE no YouTube 

*

O Projeto de Fomento à Integralização do BCE criou uma ferramenta que ajuda as/os discentes planejarem sua trajetória acadêmica no BCE bem como avaliarem qual o Projeto Pedagógico (PPC) se mostra mais interesssante a ser seguido pela ou pelo discente. 

Essa não é uma ferramenta oficial de contagem de créditos.  

Para a utilização da ferramenta baixe uma cópia da planilha (Montador de grades BCE)  e siga as instruções do vídeo tutorial. A ferramenta está em fase de teste, assim pode apresentar alguns pequenos erros ou inconsistências. Agradecemos se preencherem o formulário de sugestões sobre a ferramenta. 

1 - Planilha de planejamento da Grade no BCE: NIZZO - Montador de grades BCE (Documento não oficial) - Planilhas Google;

2 - Vídeo tutorial sobre a utilização da ferramenta: Grades BCE - Google Drive;

3 - Formulário com sugestões, dúvidas e inconsistências na ferramenta: Opinião: ferramenta "Grade - discentes do BCE" (google.com)

 

Conheçam o Ato Decisório que regulamenta a realização de atividades extensionistas para os discentes do Bacharelado em Ciências Econômicas que ingressaram na UFABC até 2022 - ATO DECISÓRIO Nº 5 / 2023 - ConCECS. 

 

captura_de_tela_2023-11-01_as_10.41.23.png

 

 

 


Registrado em: Bacharelado em Ciências Econômicas
Fim do conteúdo da página