Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunos especiais

Alunos interessados em cursar disciplinas isoladas do curso de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (que não estejam regularmente matriculados em um curso de Pós-graduação da UFABC) devem solicitar inscrição em disciplinas como Aluno Especial. A inscrição será analisada pelo docente da disciplina e pela coordenação do curso, que poderão ou não aceitá-las, de acordo com a demanda e disponibilidade de vagas.

Matrículas de alunos especiais deferidas (2º quadrimestre de 2018)

INSCRIÇÕES

Para solicitar inscrição como aluno especial é necessário acessar o site da PROPG e preencher o formulário eletrônico e anexar os seguintes documentos em um único arquivo compactado:

1. Preencher formulário disponível no site da PROPG;

2. Carta de solicitação à Coordenação justificando o interesse em cursar disciplinas do PPG-CEM, podendo indicar até 2 (duas) destas disciplinas;

3. Formulário (PDF ou DOC) preenchido com a indicação das disciplinas que pretende solicitar inscrição como aluno especial;

4. Histórico escolar da graduação;

5. Comprovação dos conceitos obtidos em disciplinas previamente cursadas como aluno especial, quando houver;

6. Cópia do RG ou Passaporte ou RNE;

7. Cópia do CPF.

As inscrições do aluno especial serão concedidas seletivamente e em apenas 1 (uma) disciplina por quadrimestre, conforme os seguintes critérios:

I - O número máximo de vagas para cada disciplina será determinado pelo docente responsável pela mesma no quadrimestre em questão, o qual somente poderá ser divulgado após a apuração das matrículas dos discentes regulares e conforme Resolução da CPG Nº 08, de 29 de Junho de 2015;

II - Caso o número de interessados seja maior do que o número máximo de vagas para alunos especiais em determinada disciplina, o docente responsável pela disciplina no quadrimestre em questão fará a escolha dos alunos analisando a documentação fornecida pelos candidatos.

Não serão permitidas turmas somente com alunos especiais.

COMO NOMEAR UM PROCURADOR

Caso o candidato selecionado não possa comparecer para realizar o processo de inscrição como aluno especial, deverá nomear um procurador para que faça a entrega dos documentos e formulários no período indicado acima. A procuração poderá ser de próprio punho, sem reconhecimento de firma e ficará retida na secretaria. O procurador deverá apresentar um documento oficial original com foto. Não será aceita procuração enviada por e-mail, digitalizada ou cópia  (modelo de procuração)

IMPORTANTE

A aceitação de inscrição em disciplina isolada como aluno especial não implica, de nenhuma maneira, a aceitação do candidato como aluno regular do programa em quadrimestres posteriores. A aceitação de alunos regulares é feita apenas por meio de processo seletivo para esse propósito. O aproveitamento de créditos cursados como aluno especial é regulamento pela resolução CPG 02/2013.

Terão prioridade os candidatos que:

1. Já desenvolvem parcerias em pesquisa com docentes do Programa de Pós-Graduação (anexar uma carta do docente no arquivo compactado que contém os documentos de inscrição, atestando a parceria em pesquisa);

2. Candidatos que participaram do processo seletivo no programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais.

Registrado em: Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais
Fim do conteúdo da página