Cursos > Bacharelado em Relações Internacionais > Notícias > O BRI da UFABC presente no IX Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política

Publicado: Sexta, 15 Agosto 2014 23:01

O Curso de Relações Internacionais esteve presente no IX Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política –ABCP que aconteceu em Brasília nos dias 4-7 de agosto de 2014.

Os alunos Cristian Pires Coelho e Giovani Benito del Prete, tiveram a oportunidade de apresentar os primeiros resultados da sua pesquisa do programa de Iniciação Científica –PIC e PIBIC sob a orientação do professor Elias David Morales. Os trabalhos em forma de pôster passaram por um rigoroso processo de seleção devido ao número limitado de vagas para esta modalidade.

Pertencendo à Área Temática Política Internacional I, Cristian Pires apresentou o trabalho intitulado: "A Ameaça Norte Coreana e os Desafios para a Desnuclearização do Nordeste Asiático". Igualmente, Giovani Benito del Prete apresentou o trabalho “Bottom up: O Princípio da Ijtihad como ferramenta de articulação para uma Zona Livre de Armas Nucleares no Oriente Médio”. Ambos os trabalhos foram debatidos e comentados pelo coordenador da sessão Prof. Marcelo Almeida Medeiros da Universidade Federal de Pernambuco –UFPE.

Cristian Pires expressa sua experiencia argumentado que "A participação no IX encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) foi, sem dúvidas, uma grande oportunidade para concretizar e expor parte dos conhecimentos apreendidos ao longo da iniciação científica e da graduação. A exposição dos estudos para diversos participantes do evento, dentre eles doutores, mestrandos e graduandos, e a presença em exposições, conferências e discussões, nas quais estiveram presentes grandes pensadores da Ciência Política e das Relações Internacionais de nível nacional e internacional, nos proporcionou discussões frutíferas e novas ideias para o desenvolvimento do nosso projeto."

Por fim, conforme Giovani del Prete “Ter a experiência de apresentar os resultados da minha iniciação científica em um evento tão importante quanto a ABCP foi muito gratificante. As várias opiniões recebidas de professores do Brasil todo, doutorandos, mestrandos e graduandos que se dispuseram a me ajudar em melhorar a pesquisa, foram muito bem-vindas e que com certeza enriqueceram o conteúdo do meu trabalho. Depois do evento a sensação que fica é a de que todo trabalho de um ano de pesquisa é recompensador e animador!"