Ir direto para menu de acessibilidade.
Cursos > Bacharelado em Relações Internacionais
Início do conteúdo da página

A inserção do Brasil no cenário internacional vem passando por grandes transformações com impactos nas mais diversas áreas da esfera pública e privada. Com isso, aumenta a demanda por competências nessas áreas.

O curso na UFABC é focado no estudo e ensino das dimensões políticas e econômicas da nova inserção do Brasil no sistema internacional em prol de seu desenvolvimento econômico e social. Com isso, pretende formar profissionais capazes de entender e lidar com os desafios da economia globalizada e da inserção do Brasil no cenário político internacional, em particular a partir de quatro áreas de conhecimento: Geopolítica da energia e recursos naturais; Globalização produtiva, ciência, tecnologia e inovação; Integração econômica, política e cultural da América do Sul; e Governança global e relações de poder.

O aluno adquirirá uma base ampla, que possibilite o entendimento das questões internacionais no seu contexto econômico, (geo)político, histórico, jurídico, cultural e social; uma visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos; o domínio das habilidades relativas à efetiva comunicação e expressão oral e escrita; a capacidade de análise, avaliação e proposição de cenários para atuação na esfera internacional; e a capacidade de tomada de decisões, gestão de processos e resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação a partir de um profundo entendimento do contexto brasileiro.

O profissional que o curso pretende formar será habilitado para atuar em instituições públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos.

Coordenação: Profa. Dra. Tatiana Berringer de Assunção
Vice-Coordenação: Prof. Dr. Antonio Marcos Roseira
Carga Horária: 2856 horas

Projetos Pedagógicos

Registrado em: Bacharelado em Relações Internacionais
Fim do conteúdo da página