Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Grupos de Pesquisa

Abaixo estão os grupos de pesquisas vinculados :

 

 

BrainEx

O BrainEx (Cérebro em Exercício) tem como objetivo o estudo da Neuromodulação na promoção da saúde e melhoria do desempenho físico e Neurociência do exercício físico (bases neurais da regulação e limitação do exercício físico; psicologia do exercício físico; estratégias cognitivas no exercício físico; teoria da percepção-ação no esporte; influência de fatores extrínsecos e ambientais no exercício físico). 

Professor responsável: Dr. Alexandre Okano

Site: -

 

 CONEM

O CONEM correlatos neurais do equilíbrio e marcha) tem como objetivo o estudo das bases neurofisiológicas do controle postural e marcha íntegros e com desordens do movimento como na Doença de Parkinson. Utilizamos a biomecânica e técnicas de avaliação da função cerebral como o fNIRS (functional near infrared spectroscopy - fNIRS) e fMRI (functional magnetic resonance imaging).

Professores: Dra. Andrea Cristina de Lima Pardini ,Dr. Daniel Boari Coelho (Engenharia Biomédica), Dr. João Ricardo Sato .

Site: -

 GELC

 O GELC (Grupo de Estudos em Neurociência da Linguagem e Cognição) tem como objetivo o estudo relacionados à área de Linguagem, Neurociência e Ciências Cognitivas, através de uma equipe interdisciplinar de colaboradores. O Gelc integra o laboratório do Núcleo de Cognição e Sistemas Complexos (NCSC).

Professoras responsáveis: Dra. Maria Teresa Carthery-Goulart e Profª. Dra. Katerina Lukasova

 Site: http://neuro.ufabc.edu.br/gelc

 

 GEN

O GEN (Grupo de Estudos em Neurobiologia Celular e Molecular) tem como objetivo o estudo e caracterização, no âmbito celular e subcelular, dos mecanismos fisiológicos e adaptativos durante o processo de aprendizado e memória. Uma das principais linhas de pesquisa do programa é o estudo dos mecanismos e/ou identificação de alvos terapêuticos em patologias com comprometimentos cognitivos, assim como Doença de Alzheimer, esquizofrenia e depressão.

Professor responsável: Dr. Fernando A. Oliveira

Site: http://faolab.wixsite.com/faolab

Laboratório de Neurogenética

O Laboratório de Neurogenética tem como objetivo projetos de pesquisa englobam doenças degenerativas e distúrbios do desenvolvimento, na visão molecular e biológica, tendo diversos focos, como: anóxia neo-natal, epilepsia, lesões medulares, desenvolvimento e patologias da retina.
Suas abordagens são compostas de integralização de diversas áreas do conhecimento, comportamentais, eletrofisiológicas, moleculares, farmacológicas, genéticas e computacionais.

Professores responsáveis : Dr. Alexandre Hiroaki Kihara, Dra. Silvia Honda Takada e Dra. Erika Reime Kinjo, pós-docs Dra. Vera Paschon, Dr. Guilherme Higa e Dra. Gabrielly Chiarantin.

Site : -

 

LINDAS

O LINDAS (Laboratório Interdisciplinar de Neurociência do Desenvolvimento Afetivo e Social) tem como objetivo o estudo do neurodesenvolvimento funcional ultilizando técnicas de neuroimagem, empatia e preconceito racial, redes neurais de larga escala  e aspectos afetivos e sociais durante o desenvolvimento e em adultos.

Professor responsável: Dr. Claudinei Biazoli

Site: http://neuro.ufabc.edu.br/lindas/

 

NAPeN

 O Núcleos de Assisência e Pesquisa em Neuromodulação tem como objetivo estudos de desenvolvimento da Neuromodulação Não Invasiva (Noninvasive Neuromodulation - NiN)  através de recursos eletromagnéticos como a Estimulação Magnética Transcraniana (TMS) e Periférica (PMS) e a Eletroestimulação Transcraniana (tDCS, tACS, tRNS, tcDCS), Medular (tsDCS) e Periférica (PES). 

Professores responsáveis : Dr. Abrahão Fontes Baptista, Dr. André Fonseca, Dr. André Mascioli Cravo, Dra. Andrea Cristina Lima,Dr. Alexandre Okano, Dr. Claudinei Biazolli, Dr. João Ricardo Sato, Dr. Marcelo Salvador Caetano e Dr. Yossi Zana.

Site : -

 

NeuroComp

O NeuroComp tem como objetivo o estudo relacionados à Modelagem Computacional  e Métodos quantitativos em Neurociências, Processamento de Sinais Neurais, Inteligência Artificial, Neuroimagem Estrutural e Funcional e Ciência de Dados.

Professores responsáveis: Dr. João Sato, Dr. Claudinei Biazoli, Dr. Raphael Yokoingawa, Dr. Marcelo Reyes, Dra. Cristiane Salum, Dr. Fabio de Souza, Dr. Boris Marin, Dr. André Fonseca, Dr. David Martins

Site: -


 NEUROFARMACOM

investiga o papel da inibição da formação do Óxido Nítrico sobre os efeitos motores extrapiramidais induzidos por antipsicóticos e outros fármacos antagonistas de receptores dopaminérgicos, assim como dos próprios inibidores da formação do Óxido Nítrico. Esses efeitos extrapiramidais podem ser observados em animais de experimentação através de protocolos específicos tais como o teste de catalepsia, teste das discinesias tardias e com a utilização de aparatos experimentais como o Rota-rod, por exemplo.

Professores responsáveis :Dra. Marcela Bermúdez Echeverry

Site: -

 

NeuroMúsica

O NeuroMúsica (Projeto Neurociência e Música na UFABC) tem como objetivo o estudo da da cognição musical do ponto de vista da neurociências em busca de um melhor entendimento de como percebemos, compreendemos, memorizamos, imaginamos, produzimos e reagimos emocionalmente à música.

Professores responsáveis: Dra. Patricia Vanzella e Dr. João Ricardo Sato

Site: http://neuro.ufabc.edu.br/music

Timing and Cognition Lab UFABC

O Timing and Cognition Lab UFABC tem como objetivo o estudo de percepção de tempo através de psicofísica visual , rastreamento ocular , modelagem computacional, microinjeções cerebrais , estimulação transcraniana por corrente direta ( ETCC) , esppesctroscopia no infravermelho próximo (NIRS) e registros elettrofisiológicos não invasivos em ( EEG) em humanos.

Professores responsáveis: Dr. Marcelo S. Caetano, Dr. Raphael Y. de Camargo,Dr. Andre M. Cravo e Dr. Marcelo B. Reyes.

Site: http://neuro.ufabc.edu.br/timing

 

 

 

Registrado em: Bacharelado em Neurociência
Fim do conteúdo da página