A pós-graduação é parte integrante do complexo universitário, necessários à plena realização dos fins essenciais da universidade.

O Parecer CES/CFE 977 de 1965, cujo relator foi Newton Sucupira, fornece a base conceitual que define a pós-graduação stricto sensu - mestrados acadêmicos e doutorados. As seguintes características fundamentais devem estar presentes nestes níveis de curso: ser de natureza acadêmica e de pesquisa e, mesmo quando voltado para setores profissionais, ter objetivo essencialmente científico.

São três os objetivos práticos que justificam a necessidade do oferecimento de mestrados e doutorados eficientes e de alta qualidade:

  • formação de professorado competente que possa atender a demanda no ensino básico e superior garantindo, ao mesmo tempo, a constante melhoria da qualidade;
  • estimular o desenvolvimento da pesquisa científica por meio da preparação adequada de pesquisadores;
  • assegurar o treinamento eficaz de técnicos e trabalhadores intelectuais do mais alto padrão para fazer face às necessidades do desenvolvimento nacional em todos os setores.

Fonte: CAPES

Mestrado

O grau de mestre é um título académico concedido no nível de pós-graduação aos indivíduos que tenham demonstrado alto nível de especialização num campo específico do saber. Para receber o título de Mestre em Engenharia e Gestão da Inovação, o candidato precisa demonstrar conhecimentos avançados, sejam teóricos, experimentais ou aplicados, na área de pesquisa escolhida, o qual será adquirido a partir do trabalho intelectual árduo e disciplinado, porém criativo e independente, que avance o entendimento sobre o problema estudado.

Doutorado

O curso de doutorado em Engenharia e Gestão da Inovação ainda não foi autorizado pela CAPES.