A pesquisa é uma maneira organizada e sistemática de fazer perguntas e buscar respostas:

Nós fazemos perguntas e buscamos as soluções na interação e convergência de conhecimentos e experiências que transcendem com as fronteiras disciplinares e conceituais, desencadeando numa força renovadora a partir da introdução de novas ideias e novos ideais. Um pesquisador precisa ter clareza que uma pesquisa engloba os seguintes elementos:

  • QUESTÕES são elementos fundamentais para a pesquisa. Se não houver questionamentos, como será possível haver respostas? As questões de pesquisa precisam ser relevantes. Sem uma pergunta instigante, a pesquisa não faz sentindo ou propósito.
  • ESTRUTURA ORGANIZADA no sentido em que há um método sobre como a pesquisa deve ser feita. É preciso seguir um processo de planeamento, não é algo que ocorre de forma espontânea. A pesquisa precisa ter foco e ser limitada a um escopo específico.
  • ETAPAS SISTEMÁTICA porque há um conjunto definido de procedimentos que precisa ser seguido. Há certos passos no processo de pesquisa que são seguidos metodicamente a fim de se obter resultados confiáveis.
  • ENCONTRAR RESPOSTAS é o propósito de uma investigação. Não importa se é a resposta para uma determinada hipótese ou mesmo uma simples pergunta. A pesquisa terá sido bem-sucedida quando encontramos respostas. Às vezes, acontece de a resposta ser não. Ainda assim, é uma resposta.