UFABC abre edital para processo seletivo

Agência FAPESP – O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação da Universidade Federal do ABC (UFABC) inicia em 20 de agosto as inscrições para o mestrado acadêmico. O prazo encerra em 18 de setembro.

A programa tem como meta formar engenheiros e gestores da inovação para atuar na solução de problemas relacionados à inovação, tanto do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico como da sua gestão.

O programa está orientado para fazer a interligação entre as linhas de pesquisa Gestão da Tecnologia e da Inovação e Design e da Tecnologia e da Engenharia de forma a promover o entendimento de três aspectos fundamentais para a ocorrência da inovação: tecnologia, engenharia e gestão.

Os candidatos devem comprovar a conclusão de curso superior de graduação ou a previsão de conclusão até a data da matrícula no programa.

A seleção será feita por meio de prova escrita, comprovação da proficiência em língua inglesa, análise do portfólio digital de realizações comprovadas e entrevistas.

Para inscrever-se o candidato deverá enviar e-mail para posinovacao@ufabc.edu.br com cópia digitalizada do histórico escolar da graduação, RG e CPF ou RNE ou Passaporte, para candidatos estrangeiros.

A ficha de inscrição está disponível em propg.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/ficha_de_inscricao.pdf

Universidade Federal do ABC abre inscrições para pós-graduação em engenharia e gestão da inovação

Recém-aprovado pelo Comitê Interdisciplinar da CAPES, a Pós Inovação tem como princípio integrar a complexidade dos sistemas tecnológicos à heterogeneidade dos sistemas sociais de modo a fazer florescer a cultura da inovação.

Estão abertas as inscrições para selecionar a primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação da Universidade Federal do ABC (UFABC). A meta do programa é formar engenheiros e gestores da inovação capazes de atuar na solução de problemas relacionados à inovação, seja do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico ou da sua gestão. Espera-se que esses profissionais atuem como agentes da inovação no âmbito do setor produtivo, do setor público, do ensino e da pesquisa, de modo que os conhecimentos adquiridos atendam às demandas necessárias para a criação de novos negócios, do aperfeiçoamento constante daqueles já existentes e na formulação, implementação e avaliação de modelos de gestão da inovação.

O programa parte da premissa de que é preciso construir os fundamentos teórico-conceituais, metodológicos e aplicados do processo de inovação tecnológica nas nações que se industrializaram tardiamente. Dessa forma, o processo de inovação não acontece da replicação ou transposição dos modelos que lograram êxito em outros países, pois a mudança tecnológica está intrinsicamente associada aos condicionantes históricos, políticos-institucionais e socioculturais.

O programa se orienta em torno de um conjunto de valores para fazer a ponte entre as linhas de pesquisa Gestão da Tecnologia e da Inovação e Design da Tecnologia e da Engenharia, em prol do entendimento de três aspectos fundamentais para a ocorrência da inovação: tecnologia, engenharia e gestão. Em conjunto, as duas linhas se complementam e buscam respostas para uma sociedade que impõe desafios crescentes, complexidade de produtos e processo, pressão por gestão de dilemas e incertezas significativas.

Fonte: MCTI

Universidade obtém aprovação para novos cursos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou em 10 de abril a criação de dois novos cursos de pós-graduação na UFABC — Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação e Doutorado em Ciência da Computação. Este último vai seguir as mesmas características do programa já existente de mestrado, com a publicação do edital de seleção prevista para o terceiro quadrimestre deste ano. Mais informações em poscomp.ufabc.edu.br

O Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação integrará conhecimentos tecnocientíficos e de gestão, atuando com Design da Tecnologia e da Engenharia (DTE) e Gestão da Tecnologia e da Inovação (GTI) como eixos estruturantes e complementares. Por meio dessas duas linhas, o programa pretende tratar de desafios como: a crescente complexidade de produtos e processos, a incorporação de valores sócioculturais, cognitivos e ambientais, a pressão para gestão de dilemas e as incertezas significativas. O edital de ingresso será lançado em breve e outras informações podem ser obtidas por e-mail posinovacao@ufabc.edu.br