Ir direto para menu de acessibilidade.
Cursos > Bacharelado em Relações Internacionais > Notícias > Criação do Observatório de Política Externa e da Inserção Internacional do Brasil
Início do conteúdo da página

Criação do Observatório de Política Externa e da Inserção Internacional do Brasil

Publicado: Sexta, 05 Abril 2019 11:02

 

Um grupo de professores e alunos do BRI acaba de criar o Observatório de Política Externa e da Inserção Internacional do Brasil (OPEB). Trata-se de um projeto de extensão cujo objetivo é acompanhar e analisar, de forma crítica e sistemática, a nova dinâmica da inserção internacional do Brasil, bem como democratizar o debate sobre a política externa brasileira durante o ano de 2019. 

De acordo com seus organizadores, a proposta do OPEB é realizar, ao longo deste ano, um trabalho de análise de conjuntura que será disponibilizado ao público em geral, com o intuito de contribuir para o debate nacional acerca da atual Política Externa Brasileira por meio da divulgação de materiais de caráter informativo, crítico, acessível e autêntico. O Observatório já vem promovendo uma séria de workshops, debates e palestras com participação, inclusive, da comunidade externa. 

Segundo o professor Giorgio Romano, que divide a coordenação da iniciativa com a professora Tatiane Berringer, o OPEB debaterá os novos rumos da política externa e da nova onda de abertura econômica-comercial à luz das transformações que estão ocorrendo fora do país, considerando a simultaneidade das mudanças na orientação política a partir do atual governo, "com todas as suas contradições entre a ala ultraliberal, liderada pelo Ministro da Economia Paulo Guedes, e a ala neoconservadora de Ernesto Araújo, do Itamaraty, tendo o vice-presidente Mourão supostamente como mediador". 

O OPEB analisará, também, o impacto das transformações no mundo sobre a Política Externa Brasileira, em particular o avanço de movimentos políticos que questionam a globalização liberal e promovem novas formas de nacionalismo econômico. Ainda segundo o professor, o Observatório dispõe-se a "contribuir com um debate público sobre as alternativas da inserção internacional do Brasil", com o objetivo de mobilizar e interagir com o público externo, sobretudo de organizações e movimentos sociais preocupados em compreender o alcance e os impactos das novas políticas. O OPEB conta com parcerias com o Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GR-RI), o Instituto TriContinental e a FES-Brasil. 

Para organizar o trabalho foram formados nove grupos temáticos, com um professor-coordenador cada, responsável pela articulação da participação interna e externa à UFABC e por garantir uma produção regular de textos para os workshops promovidos pelo grupo e publicados em seu site. Cada grupo conta com 3 a 5 alunos participando ativamente do processo. Foram instituídos os seguintes grupos temáticos:

Grupo temático

Coordenador

Comércio internacional

Prof. Lucas Tasqueto

Meio ambiente, negociações climáticas

Prof. Diego Azzi

Direitos Humanos, migração

Prof. Gilberto Rodrigues

Brasil - EUA

Profa. Tatiane Berringer

Brasil - China

Profa. Ana Tereza Marra / Prof. Giorgio Romano

Política de defesa, questão militar

Prof. Flávio Rocha

Relações com África

Prof. Flávio Thales

América Latina

Prof. Gilberto Maringoni / Prof. Igor Fuser

Oriente Médio/Israel-Palestina

Giorgio Romano / Prof. Flávio Rocha


Para acessar as análises, agenda de eventos e mais informações sobre o OPEB: 
Site: www.opeb.org 
Facebook: https://www.facebook.com/opeb.ufabc/
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página