Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Venha debater os acontecimentos na Catalunha com o Prof. Dr. José Blanes Sala e a Profa. Dra. Bruna Muriel Huertas Fuscaldo! Trata-se de um tema extremamente atual e de interesse de todos os internacionalistas!

cartaz catalunha

LOCAL - Auditório 005, Bloco Beta, UFABC - Campus SBC
DATA: Sexta-feira, 17/11
H
ORÁRIO: 19h - 21h

História recente da crise: 

- 1 de outubro de 2017: realizou-se um referendo popular para decidir a independência da Catalunha da Espanha. O resultado foi a vitoria do "Sim" com 90% dos votos. O governo central de Madrid considera esse referendo um ato inconstitucional.

- 10 de outubro de 2017: o Presidente da Generalitat da Catalunha, Carles Puigdemont, acatou ao resultado do referendo e declarou a independência sem efeito imediato da região catalã. Embora tenha buscado dialogar com o governo da Espanha, Puigdemont enfrentou resistência severa do primeiro-ministro espanhol. 

- 27 de outubro de 2017: o parlamento catalão votou e aprovou uma resolução de independência e declara independência de Madrid. No mesmo dia, em resposta, o Senado da Espanha implementou o artigo 155 da Constituição Espanhola, retirando, portanto, a autonomia da Generalitat da Catalunha. O governo catalão foi destituído e novas eleições foram convocadas para o dia 21 de dezembro de 2017.

*Evento organizado pelo BRI e com apoio da Cátedra Sergio Vieira de Mello, GEDHRI e o CARI-UFABC.

AVISO: Serão emitidos certificados de participação!

Registrado em: Eventos
Fim do conteúdo da página