Ir direto para menu de acessibilidade.
Cursos > Bacharelado em Políticas Públicas > Pós-graduação > Pós-Graduação em Políticas Públicas

Pós-graduação

Conheça os Cursos de Pós-Graduação, oferecidos pela UFABC e relacionados com o Bacharelado em Políticas Públicas:

Pós-Graduação em Políticas Públicas

Em 2010 a UFABC criou o Bacharelado em Políticas Públicas gerando o anseio da comunidade acadêmica vinculada a esse curso – tanto docente como discente – pela criação de programas de pós-graduação, que possibilitariam não apenas a eventual continuidade na formação dos alunos graduados na UFABC, mas também o ingresso de novos discentes, graduados em outras instituições. Para tanto, em 2014 a UFABC oferece o Curso de Pós-Graduação em Políticas Públicas, com disponibilização de 20 vagas, anualmente. Além disso, o curso conta com a participação de docentes do Bacharelado em Políticas Públicas, bem como se restringe a duas linhas de pesquisas, que são:

• Linha de pesquisa 1: Democracia, Instituições e Governança
  • Linha de pesquisa 2: Políticas Públicas e sua Análise

Saiba mais através do site: pgpp.ufabc.edu.br

Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais tem por objetivos formar profissionais de diversas áreas que sejam capazes de gerar conhecimento sobre uma nova percepção interdisciplinar da realidade social, criar projetos e ações viáveis que contribuam para o desenvolvimento social e econômico de realidades complexas e em constantes transformações e que contribuíam para a renovação dos fundamentos teóricos e metodológicos das ciências humanas e sociais.

O curso apresenta sólida base teórica e instrumental que permitirá aos alunos compreender, identificar e agir sobre os elementos da cultura, da comunicação, das dinâmicas sociais, do Estado, das políticas públicas, do desenvolvimento social e econômico, das ciências, tecnologias e inovação presentes na sociedade. Apresenta uma única área de concentração – Cultura, Desenvolvimento e Políticas Públicas -, e três linhas de pesquisa:

• Linha 1 – Estado e Políticas Públicas
  • Linha 2 – Economia, Desenvolvimento e Sociedade
  • Linha 3 – Cultura, Comunicação e Dinâmica Social

Saiba mais através do site: pchs.ufabc.edu.br

Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território

O Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território tem como alguns de seus objetivos: contribuir para a produção de novos conhecimentos na área de concentração do programa de planejamento e gestão dos territórios, os quais serão  construídos em permanente articulação com os programas de ensino, de pesquisa e de extensão da universidade, reforçando assim a indissociabilidade que deve marcar a presença destas dimensões da vida acadêmica e científica; formar profissionais capazes de atuar no planejamento e na gestão dos territórios em suas múltiplas escalas;formar docentes e pesquisadores na área de planejamento e gestão do território em sua múltipla diversidade temática; participar ativamente – por meio de projetos de cooperação, intercâmbios, programas de pesquisa e extensão – da configuração e do fortalecimento de redes sociais e científicas nacionais e internacionais; e  estimular a abordagem dos problemas territoriais a partir de um tratamento que privilegie: o diálogo entre diferentes tradições disciplinares (pluridisciplinaridade), a interlocução com distintos atores das dinâmicas espaciais e do planejamento (diversidade), a perspectiva crítica e reflexiva amparada em sólido conhecimento científico e em comprometimento ético (autonomia e excelência acadêmica).As linhas de pesquisa sugeridas para esta Pós-Graduação são:
  • Linha 1: Dinâmicas territoriais
  • Linha 2: Estado, território e políticas públicas
  • Linha 3: Políticas e instrumentos de planejamento e gestão do território
Saiba mais através do site: sites.google.com/pgpgt
Registrado em: Bacharelado em Políticas Públicas