Ir direto para menu de acessibilidade.
Cursos > Bacharelado em Neurociência > Discentes > Estágio curricular > Princípios Norteadores de Estágios e Aproveitamento

Princípios Norteadores de Estágios e Aproveitamento

Os princípios norteadores do Estágio Supervisionado e seu aproveitamento estão descritos no Projeto Pedagógico do Curso.

O estágio curricular será regulamentado em normas baseadas nos princípios, conforme seguem:

1) Objetivos

O estágio tem por objetivo:

• propiciar a complementação do processo de ensino-aprendizagem;
  • possibilitar o desenvolvimento de atividades práticas que contribuam para a formação profissional prática.
  • habilitar o exercício da competência técnica compromissada com o mercado.
  • desenvolver o espírito de investigação, atitudes científicas, criatividade e trabalho em equipe.

2) Organização

Os estágios curriculares ou atividade de aproveitamento em Neurociência deverão ser cumpridos dentro dos períodos letivos regulares. A realização em época diferenciada poderá ser aprovada conforme as necessidades do plano de estágio proposto, a juízo da Coordenação do BNC, ouvida a Coordenação de Estágio.

3) Número de estágios e local de realização

Deverão ser realizados três (3) estágios sequenciais I, II e III com características diferentes (plano de trabalho), podendo ser tanto em uma das instalações da UFABC quanto em empresas e órgãos públicos e privados. Será incentivada a realização de estágios em instituições e empresas públicas e privadas que não seja a UFABC, porém pelo menos um dos estágios deve ser realizado em uma instituição acadêmica. As atividades do estágio deve ser aprovada pela Coordenação de Estágios antes do início das atividades. A carga horária de cada estágio não pode ser inferior a 120 horas.

A Atividade de Iniciação Científica pode ser validada, a juízo da Coordenação de Estágios, como um estágio de carga horária máxima de 120 horas.

4) Relatório de estágio ou aproveitamento

O aluno deverá cumprir o plano de atividades do estágio ou aproveitamento aprovado pela coordenação de estágio (atualmente o Profº Dr. João R. Sato) e com acompanhamento do responsável no local, ou seja, supervisor da empresa, e elaborar relatórios periódicos conforme estabelecido no projeto pedagógico do BNC.  Os relatórios deverão ser avaliados e aprovados pelo supervisor. O aluno estagiário deverá encaminhar à Coordenação de Estágio os documentos e relatórios necessários nos prazos previstos e com os critérios de exigência solicitados.  O relatório será apreciado pela Coordenação de Estágios em até 30 dias da entrega do mesmo.

5) Orientação para estágio supervisionado e atividade de aproveitamento

Entende-se por orientação de estágio ou orientação da atividade de aproveitamento o acompanhamento dado ao aluno por um docente credenciado ao Curso em Neurociência, à escolha do aluno (dependendo da disponibilidade do docente) ou indicado pela Coordenação do BNC, no decorrer de sua prática profissional de forma a proporcionar o pleno desempenho de ações, princípios e valores inerentes à realidade do profissional em neurociência. Em linhas gerais, a orientação deverá ser desenvolvida pelo professor orientador, que deverá preencher o termo de declaração de aceite de orientação e fará acompanhamento realizado em reuniões periódicas com o aluno e verificação do relatório final.

6) Avaliação

A aprovação no Estágio Supervisionado do BNC obedecerá às normas regimentais do Sistema de Avaliação da UFABC e regulamentação respectiva. Deverão compor a avaliação do aluno estagiário os seguintes itens: Plano de Trabalho e Relatório Final.

Registrado em: Bacharelado em Neurociência