Ir direto para menu de acessibilidade.
Cursos > Bacharelado em Neurociência > Discentes > Estágio curricular
Início do conteúdo da página

Estágio curricular

O Projeto Pedagógico do Bacharelado em Neurociência prevê, no capítulo IX, a realização de três estágios supervisionados de curta duração (120 horas em no máximo três meses). A regulamentação dos estágios está de acordo com a Resolução de Estágios, ATO DECISÓRIO CONSUNI Nº 153 (páginas 157 e 158) do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (ConsEPE) da UFABC. Esta resolução também estipula as normas para aproveitamento e equivalências.

Recomenda-se entrar em contato com o coordenador de estágios do BNC, atualmente Prof. João R. Sato (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), antes do início da atividade ou entrega de documentação, para a certificação de que a atividade pretendida poderá ser considerada Estágio Supervisionado no BNC.

 


Manual para solicitação de Estágio ou Aproveitamento

O estágio supervisionado deverá ser realizado somente se o aluno atender as condições para realizar o estágio curricular, descritos na ATO DECISÓRIO CONSUNI Nº 153 (páginas 157 e 158) e resumidos abaixo. O estágio supervisionado consiste em estágio em empresas (ou instituições públicas/privadas) ou aproveitamento de atividades, conforme apresentado nos itens 1, 2, e 3 a seguir.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • a) Antes do início das atividades, o aluno deve esperar o e-mail da divisão acadêmica comunicando a aprovação da solicitação do estágio ou atividade de aproveitamento.
  • b) A data do início da atividade (para apresentação do relatório final) será a constante do termo de compromisso assinado ou a data do email na Divisão Acadêmica do CMCC.
  • c) É responsabilidade do aluno monitorar o resultado da sua solicitação de matrícula.
  • d) Conforme resolução ConsEPE 178, pelo menos um dos estágios deve ser de atividades acadêmicas.

 

 

 

Dúvidas Frequentes

I. Posso realizar o estágio sendo que ainda não efetuei a matrícula no BNC?

Sim, sob algumas condições. Primeiramente o aluno deve atender às condições de solicitação de estágios descritos no item A deste documento. Para estágios em empresas, pelo fato do aluno não estar matriculado ao BNC, o “Termo de compromisso” deve estar vinculado ao BC&T como estágio não-curricular e assinado pelo coordenador do Comitê de Estágios da UFABC (e não o coordenador de estágios do BNC). Concomitantemente, o aluno deve solicitar o aproveitamento desta atividade como estágio supervisionado do BNC na divisão acadêmica do CMCC. Recomenda-se entrar em contato com o coordenador de estágios do BNC antes da entrega de qualquer documentação.

II. Eu trabalho em determinada empresa e gostaria de saber se posso me matricular em Estágio Supervisionado I, II e III de uma só vez?

Não. Os estágios são sequenciais e a matricula no seguinte só pode ser feita com entrega de relatório e a aprovação do anterior. Além disso pelo menos um dos estágios supervisionados deve ser acadêmico.

III. O aluno pode se matricular em IC e em Estágio Supervisionado ao mesmo tempo?

 

Sim , não há nada que impeça o aluno faça estágio em empresa e IC voluntaria ao mesmo tempo , porém é necessário levar em consideração a demanda e carga horário. Além disto , uma pesquisa pode ser usada como estágio conforme descrito no item B.

 

IV. Qual o período para eu realizar a matrícula nas disciplinas de Estágio Supervisionado ou aproveitamento?

A inscrição pode ser realizada em fluxo contínuo. Contudo, de forma a evitar conflito de horários, recomenda-se que as atividades sejam realizadas conforme os quadrimestres letivos da UFABC.

V. O estágio supervisionado é obrigatório? Qual a diferença entre estágio curricular e não-curricular?

A realização de três estágios curriculares é obrigatório (e com atribuição de conceito) para colação de grau do BNC, conforme o projeto pedagógico. Contudo, se o aluno quiser realizar estágio mas não quiser vincular esta atividade como estágio supervisionado, ele pode realizá-la como estágio não-curricular.

Registrado em: Bacharelado em Neurociência
Fim do conteúdo da página